Ministro faz apelo para aprovação da MP dos Portos e diz que não há plano B

13/05/2013 - 17h50

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro dos Transportes, César Borges, fez hoje (18) um apelo ao Congresso Nacional para que aprove a Medida Provisória 595, a chamada MP dos Portos, que perde a validade na quinta-feira (16). Está marcada para hoje uma sessão extraordinária na Câmara dos Deputados para avaliar a matéria.

Borges chamou jornalistas ao seu gabinete para falar sobre o assunto e disse que o governo não tem um plano B determinado para o setor neste momento e aposta na aprovação da MP no Congresso. O ministro não quis comentar a possibilidade de a matéria ser encaminhada novamente ao Congresso na forma de decreto ou projeto de lei.

“A determinação da presidenta Dilma é dotar o país de uma infraestrutura logística competitiva com bases internacionais de modernidade e fará de tudo para que esse objetivo seja alcançado, principalmente nos portos. Agora, o que fará caso caduque, não há como antecipar essas medidas. Primeiro vamos trabalhar com a possibilidade efetiva de aprovação. Se não for, todos vão se debruçar para ver o que fazer”.

Segundo o ministro, o governo quer que os parlamentares aprovem o texto do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) como foi aprovado na Comissão Mista que avaliou a MP. “Não podemos pôr interesses setoriais em cima dos interesses nacionais”, se referindo aos interesses dos que hoje detêm a concessão dos portos públicos.

Borges destacou a importância dos portos para o escoamento da produção nacional. “Estamos em um contexto de transportes em que o porto é fundamental. Não adianta ter um volume de mercadorias, um escoamento por meio de rodovias e ferrovias e ter um entrave nos portos”. 

O ministro lembrou que o texto da MP foi debatido com representantes de diversos setores da sociedade e com o Congresso Nacional, por isso ele aposta na aprovação da matéria. “Quero crer que aprove, porque não há assuntos fundamentais, não há questões de mérito em discussão”.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil