São Paulo ainda espera vacinar mais de 1 milhão de pessoas contra a gripe

08/05/2013 - 13h24

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Apesar de faltar menos de três dias para o encerramento da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, mais de 1 milhão de pessoas que fazem parte do público-alvo no estado de São Paulo ainda não compareceram aos postos e unidades móveis de saúde para receber a dose. Desde o último dia 15 de abril, 5,8 milhões de pessoas foram imunizadas nas cidades paulistas, número abaixo da meta de proteger contra a doença em torno de 7 milhões ou 80% do público-alvo.

A vacina está sendo aplicado em idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos. Na capital paulista, 1,4 milhão de pessoas já receberam a vacina. No interior, entre as cidades de maior movimentação nos postos está Campinas, com 523,9 mil pessoas imunizadas.

O número de idosos vacinados em todo o estado alcançou 3,4 milhões, segundo o balanço mais recente divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde. Já o total de vacinas aplicadas nas crianças soma 611,1 mil. No caso das gestantes foram 272 mil; dos trabalhadores da saúde, 502,2 mil; e dos doentes crônicos, 1 milhão. Também foram imunizadas 62,1 mil mulheres no pós-parto e 5,2 mil índios.

A vacina aplicada na campanha deste ano protege contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, A (H3N2) e B.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil