Cooperação entre países do Ibas lança chamada para projetos de pesquisas

07/05/2013 - 17h51

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe até o dia 31 de julho propostas para pesquisas na área de saúde em temas como HIV/Aids, malária, tuberculose, além de biotecnologia, sistemas de conhecimento tradicional, energia alternativa e renovável, tecnologia da informação e comunicação (TICs).

As pesquisas integram o Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral Índia, Brasil e África do Sul (Ibas) e terão R$ 1 milhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o financiamento dos projetos.

A chamada tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de interesse mútuo dos três países. Cada proposta poderá ser beneficiada com o valor máximo de R$ 180 mil e o prazo limite para a conclusão do projeto é de 36 meses.

O CNPq orienta os interessados a consultar o texto da chamada antes da apresentação da proposta, já que existem linhas de pesquisa específicas para algumas áreas mencionadas acima. Entre as despesas, estão cobertas visitas exploratórias e organização de workshops.

As missões de pesquisa devem ser limitadas a no máximo três visitantes, um pesquisador e dois estudantes por ano, para cada projeto. O recurso também pode ser usado para pagamento de passagens aéreas, hospedagem, seguro saúde e material de consumo.

As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e devem ser
encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil