ONU nega certeza sobre uso de armas químicas na Síria pelos rebeldes

06/05/2013 - 14h01

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje (6)  não ter encontrado até o momento provas conclusivas do uso de armas químicas tanto pela oposição como pelo governo do presidente sírio Bashar Al Assad. A crise na Síria dura dois anos e mais de 70 mil pessoas morreram, segundo a ONU.

A informação foi divulgada pela comissão internacional independente após um de seus membros ter dito que havia evidências de que os rebeldes tinham usado armamento químico. Carla Del Ponte, que integrou a comissão, disse que havia "suspeitas fortes e concretas” sobre o uso do gás sarin. Segundo ela, a conclusão se baseava em relatos de vítimas e profissionais de saúde.

Porém, a integrante da comissão admitiu que “não havia provas incontestáveis". Carla Del Ponte, que foi procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia, não deu detalhes sobre onde e quando o gás sarin teria sido utilizado.

Carla Del Ponte disse ainda que os investigadores da ONU têm atuado nos países vizinhos à Síria, entrevistando vítimas, médicos e autoridades hospitalares.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil