Museus de São Paulo têm programação de graça aos sábados durante este mês

04/05/2013 - 10h54

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Os acervos dos museus paulistas poderão ser apreciados gratuitamente aos sábados neste mês de maio. A programação organizada pela Secretaria Estadual da Cultura, sob o tema Museu Meu e Seu: de Todo Mundo, faz parte das atividades do Dia Internacional dos Museus, comemorado no próximo dia 18.

No ano passado, quase 3 milhões de pessoas visitaram os museus paulistas, número 19% acima do registrado em 2011, segundo a secretaria. Os interessados poderão acompanhar exposições inéditas, instalações, palestras e oficinas com a chance, em alguns casos, de ir além da mera contemplação.

No Museu do Café,em Santos, por exemplo, os visitantes serão convidados a compor uma instalação coletiva, usando fotografias de peças do acervo e balões de gás. Já quem for ao Museu do Futebol, no Pacaembú, no bairro de Higienópolis, na capital paulista, participará de atividades. Em uma delas, o visitante será convidado a montar as roupas usadas pelos jogadores, torcedores e juízes de futebol tanto no passado como na época atual.

Na Casa das Rosas, as crianças terão a chance de ouvir histórias. No Museu Afro Brasil, o público infantil poderá participar de uma oficina de arte, além de visitas a mostras Vozes da Abolição e o Mundo do Trabalho Antes e Depois da Abolição.

Os museus que integram a programação: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca e Estação Pinacoteca. No interior: Museu Felícia Leiner, em Campos do Jordão; Museu do Café, em Santos; Museu Índia Vanuíre, em Tupã; e Museu Casa de Portinari, em Brodowski.

Para saber a programação completa basta acessar o site: www.culturasp.gov.br .

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil