Holanda tem novo rei, o primeiro homem em 123 anos

30/04/2013 - 11h55

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília –  A cerimônia de entronização (subir ao trono) do novo rei da Holanda, Willem-Alexander, ocorreu na manhã de hoje (30) na Igreja de Nieuwe Kerk (Igreja Nova, em tradução livre). Willem-Alexander é casado com a argentina Máxima, que será a rainha consorte, e tem três filhas. A cerimônia é o começo oficial do novo reinado. Willem-Alexander assume após sua mãe, a rainha Beatrix, 75 anos, abdicar do poder depois de 33 anos de reinado.

Willem-Alexander, 46 anos, será rei dos Países Baixos – que reúnem também Aruba, Curaçao e Saint Maarten, antigas colônias da Holanda. A filha mais velha do novo rei, Catalina-Amalia, 9 anos, passará a ser a primeira na linha de sucessão do trono holandês. Willem-Alexander é o primeiro homem a ocupar o trono holandês, desde 1890.

Cerca de 25 mil pessoas, de acordo com os organizadores do evento, acompanharam a cerimônia. Representantes de várias monarquias, como os príncipes Charles (de Gales) e Felipe (da Espanha) compareceram à solenidade.

Willem-Alexander é também o primeiro jovem de uma nova geração de monarcas europeus, cuja média de idades é atualmente de 71 anos. De acordo com analistas políticos holandeses, o novo rei adotará  um estilo menos formal do que o da mãe. A avaliação se baseia no modo de vida do rei, que se casou com uma estrangeira plebeia, e nas suas declarações.

Em entrevista à emissora pública de televisão da Holanda, há duas semanas, Willem-Alexander disse que pretende ser "um monarca do século 21", conciliando tradição e modernidade e, sobretudo, não ser um "fetichista do protocolo".

 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa                   //           Edição: Lílian Beraldo