DF prorroga vacinação de meninas entre 11 e 13 anos contra HPV

26/04/2013 - 19h35

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A vacinação de meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV, em Brasília, foi estendida até o dia 3 de maio. Desde o dia 1º de abril, quando a campanha teve início, cerca de 55 mil meninas foram imunizadas. A meta do governo era vacinar 67 mil meninas estudantes, nascidas entre 2000 e 2002. O secretário adjunto de Saúde, Elias Miziara disse que a prorrogação é oportunidade para alunas que faltaram aula nos dias de vacinação serem imunizadas.

Em Samambaia, regional que mais vacinou até agora, 5 mil alunas receberam a vacina, 96% da meta inicial. Desde o começo do ano a secretaria promove palestras para esclarecer as estudantes sobre a importância da vacina. O vírus HPV é considerado o principal causador do câncer do colo do útero, uma doença grave responsável pela morte de cerca de 90 mulheres por ano em Brasília.

A Secretaria de Saúde ressalta que para garantir a efetividade da vacina são necessárias três doses, com intervalos de 60 e 180 dias após a primeira. A segunda dose começa a ser aplicada em 3 de junho e seguirá até o dia 28. A terceira dose será aplicada de 30 de setembro a 1º de novembro.

Edição : Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil