Mortes em desabamento de prédio em Bangladesh passam de 200

25/04/2013 - 14h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Autoridades de Bangladesh confirmaram que o número de mortos no desabamento de um prédio comercial de oito andares, na periferia da capital do país, Dacca, ultrapassa 200. As equipes de socorro ainda fazem as buscas por sobreviventes. O edifício abrigava fábricas de tecidos, um banco, um mercado e várias lojas.

Os parentes e amigos das vítimas acompanham os trabalhos de resgate à espera de notícias. As autoridades da cidade abriram um processo contra os donos do edifício e das fábricas. Há informações de que os proprietários do prédio foram advertidos sobre os riscos de desabamento, mas não tomaram providências.

As autoridades de Bangladesh decretaram luto oficial. As bandeiras estão a meio mastro. Os índices de segurança no trabalho no país são alarmantes, segundo relatos.

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, divulgou nota oficial lamentando o acidente. “O Brasil transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo da República Popular de Bangladesh”, diz o texto.

Em novembro, um incêndio em uma fábrica que produzia roupa para a cadeia Walmart e outras marcas ocidentais, em Dacca, deixou 111 mortos. Segundo sobreviventes, as saídas de emergência foram fechadas pelos gestores da empresa.

*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil