Indústria da região metropolitana de São Paulo perde 93 mil postos de trabalho em março

25/04/2013 - 12h58

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A indústria da região metropolitana de São Paulo perdeu 93 mil postos de trabalho em março de 2013 em relação ao mês anterior. O resultado foi considerado inesperado pelo coordenador da Pesquisa Mensal do Emprego, Cimar Azeredo, que divulgou hoje (25) os números. A taxa de ocupação da região caiu 1,3% na comparação com fevereiro, com a redução de 127 mil postos de trabalho. Na indústria, a queda chegou a 4,8%.

Para o coordenador da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), parte desse resultado se deve ao maior número de contratações temporárias feitas no último trimestre do ano passado em relação a anos anteriores. A perda, no entanto, supera esse excedente e já acumula queda de 2,2% neste ano, enquanto no ano passado era 0,4%.

Para Cimar Azeredo, ainda é necessário esperar o mês de abril para concluir se o setor enfrenta mesmo um problema de emprego ou se a situação se deve à sazonalidade. A região metropolitana de São Paulo corresponde a 40% dos resultados da pesquisa e é considerada um farol que antecipa efeitos que se multiplicam pelo país nos meses seguintes.

Em São Paulo, a indústria responde por 19,2% da população ocupada. Em fevereiro, a fatia do setor era 19,9%. A taxa de desocupação na região metropolitana é 6,3%, enquanto a nacional é  5,7%.

Na comparação com março de 2012, a indústria paulistana perdeu 29 mil postos de trabalho e apresenta uma taxa de ocupação 1,5% menor. Nesse tipo de confronto, houve quedas mais expressivas na construção (-5,5%) e nos serviços domésticos (-6,5%), enquanto o setor de educação, saúde e administração pública cresceu 8,7%, o de comércio, 2,9%, e o de outros serviços, 4,9%.

A população ocupada de São Paulo cresceu 1,5% em comparação com março de 2012, elevando o número de postos de trabalho em 140 mil.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil