Retomada do crescimento continua ao longo do ano, diz boletim econômico

24/04/2013 - 19h50

Da Agência Brasil

Brasília – Os primeiros indicadores deste ano apontam para a continuidade do processo de retomada do crescimento econômico, que deve se intensificar ao longo do ano, informa o Ministério da Fazenda. O 18º boletim Economia Brasileira em Perspectiva destaca a série de medidas que vêm sendo adotadas para aumentar a competitividade das empresas nacionais.

Segundo técnicos do ministério, apesar das dificuldades que persistem no setor externo, as expectativas de mercado mostram que a tendência de expansão do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) deve continuar ao longo deste ano. Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada pelo governo ao Congresso Nacional na semana passada, a estimativa do governo é 3,5%. Para o mercado financeiro, o crescimento deve ficar em 3%.

Os técnicos destacam também a redução da dívida líquida do setor público, de 36,4% do PIB, em 2011, para 35,1% no ano passado, mesmo com os incentivos para estimular a economia – as desonerações, que somaram R$ 44,5 bilhões em 2012. Para este ano, a previsão é que superem R$ 70 bilhões, quase 2% do PIB, acima do previsto inicialmente pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Outro dado relevante, na avaliação dos técnicos, é o que indica o investimento do setor público em Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que passou de 2,6% do PIB em 2003 para 4,4% em 2012. O boletim destaca também o crescimento de 13,7% do investimento total do governo federal em 2012, em comparação com o ano anterior.

A publicação aborda ainda os investimentos no âmbito do Programa de Aceleração do Crestimento (PAC) 2, que aumentaram 40,3% no ano passado. “Isso se transforma em aumento da atividade econômica e da capacidade produtiva do país. Para 2013, a tendência é que o ritmo de crescimento dos investimentos continue”, ressalta o boletim.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil