Governo vai apresentar proposta para melhorar Sine

24/04/2013 - 16h20

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério do Trabalho e Emprego deverá apresentar, em maio, uma proposta para recuperar os postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e melhorar o atendimento aos trabalhadores.

Hoje (24), ocorreu o primeiro seminário Estudos dos Custos Associados aos Serviços do Sine, na Universidade de Brasília (UnB), instituição com a qual o ministério firmou parceria para elaborar a proposta de melhoria dos postos de atendimento, analisando os custos e a natureza dos serviços prestados à população. De acordo com o ministro Manoel Dias, o prazo de um mês foi acertado com a presidenta Dilma Rousseff.

As atividades que deverão sofrer mudanças são: intermediação de mão de obra, habilitação do trabalhador ao seguro-desemprego e a emissão da carteira de trabalho. Os serviços passarão a ser padronizados, levando em conta particularidades das regiões atendidas. Os custos do Sine são financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

“Cooperações técnicas como esta são importantes para que o Ministério do Trabalho tenha critérios e sustentação científica no zelo das políticas públicas com relação aos custos e qualidade dos serviços”, disse Dias.

Atualmente, o sistema tem mais de 1,3 mil agências, que oferecem postos de trabalho e cursos de qualificação e capacitação profissional. O ministério calcula que mais de 13 milhões de pessoas tenham ingressado no mercado por meio do programa.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil