Suspeito das explosões em Boston é acusado formalmente

22/04/2013 - 17h25

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  As autoridades públicas dos Estados Unidos acusaram hoje (22) formalmente Djokhar Tsarnaev, de 19 anos, que está hospitalizado, de ser um dos autores do duplo ataque à bomba na linha de chegada da Maratona de Boston, no último dia 15. Os termos da acusação não foram revelados. O universitário será julgado pela Justiça Federal do país.

O governo norte-americano descartou a possibilidade de tratar o estudante como “um combatente inimigo” e julgá-lo pela Justiça Militar de exceção devido sua cidadania (norte-americana).

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse hoje que Tsarnaev será apresentado à Justiça Federal Civil. Tsarnaev poderá ser também processado pelo estado de Massachusetts pela morte de um policial no campus universitário do Massachusetts Institute of Technology (MIT), no dia 18, durante uma perseguição policial.

O universitário de origem chechena, segundo informações não confirmadas oficialmente, respondeu por escrito a algumas perguntas das autoridades sobre os ataques ocorridos há uma semana. A ata de acusação foi selada e o seu conteúdo não deverá ser divulgado.

Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, irmão de Djokhar, foi morto durante a perseguição policial. Ele também era suspeito de participar das duas explosões durante a Maratona de Boston que causaram três mortes e deixaram cerca de 180 feridos.
 

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil