Maternidade no Distrito Federal que passou por surto de bactéria reabre hoje

19/04/2013 - 10h30

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A maternidade do Hospital Regional da Ceilândia (HRC) volta a funcionar normalmente hoje (19), a partir das 19h, segundo informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. De acordo com o órgão, o surto de infecção hospitalar detectado na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal foi controlado.

“O setor para onde vão os bebês recém-nascidos com complicações pós-parto (baixo peso, prematuridade) está fora de perigo”, informou a secretaria, por meio de nota. O serviço de internação de gestantes estava suspenso no centro obstétrico, desde o último dia 13, na tentativa de prevenir novos casos de infecção pela bactéria Serratia marcescens.

Segundo a secretaria, na última quarta-feira (17), o centro obstétrico da unidade foi desinfectado, incluindo paredes, teto, chão e mobiliário. Ontem (18), foram desinfectados os 49 leitos da maternidade.

“Além dessas medidas, a secretaria está utilizando técnicas e novos produtos para garantir a manutenção da limpeza e reforçando o fluxo e a rotina de trabalho para prevenção e controle de infecção hospitalar”, destacou o comunicado.

A região administrativa de Ceilândia tem a maior maternidade do Distrito Federal. No local, são realizados aproximadamente 490 partos por mês e as altas são dadas, em média, após 24 ou 48 horas, dependendo do parto.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil