Julgamento do Massacre do Carandiru continua amanhã com depoimento de policiais

18/04/2013 - 20h42

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Após a leitura de peças e a apresentação de vídeos, o juiz José Augusto Nardy Marzagão encerrou por volta das 18h40 de hoje (18) os trabalhos deste quarto dia de julgamento do Massacre do Carandiru. Amanhã (19), o julgamento prossegue no Fórum da Barra Funda, na capital paulista, com o depoimento de quatro dos 26 policiais acusados pela morte de 15 detentos que ocupavam o segundo pavimento do Pavilhão 9 da Casa de Detenção do Carandiru, local onde ocorreu o massacre.

O julgamento começou na segunda-feira (15), mas foi suspenso na manhã de ontem (17) após um dos sete jurados ter passado mal. Somente na tarde de hoje (18), por volta das 15h, o Júri Popular foi retomado, continuando com a leitura de peças e a apresentação de dois vídeos. O primeiro deles, da acusação, apresentou reportagens feitas na época sobre o massacre e imagens de violência policial.

Foram apresentados também flagrantes de violência policial, da década de 1980 até os dias de hoje, incluindo trechos do filme Pixote – Alei do Mais Fraco, de Hector Babenco, e a sequência de uma reportagem sobre a morte de Fernando Ramos da Silva, que interpretou o personagem Pixote. Fernando seguiu os passos de seu personagem, se envolveu com o crime e foi morto por policiais em 1987, aos 19 anos.

O segundo vídeo, da defesa, apresentou o documentário São Paulo sob Ataque, em que é mostrado os ataques de maio de 2006 em São Paulo, ressaltando que dezenas de policiais foram mortos. Os ataques foram atribuídos ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Durante a apresentação dos vídeos, cada um deles com cerca de meia hora de duração, os trabalhos tiveram que ser interrompidos em três oportunidades para atendimento de um dos jurados que não se sentia bem.

Amanhã, depois do depoimento dos réus, o julgamento prosseguirá com os pronunciamentos da acusação e da defesa. Em seguida, o Conselho de Sentença, composto pelos sete jurados, irá se reunir para determinar se os réus são culpados ou inocentes.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil