Demanda das empresas por crédito cresce 7,7% em março, mas recua no trimestre

18/04/2013 - 12h40

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil


São Paulo – O número de empresas que procuraram crédito em março cresceu 7,7% na comparação com o mês anterior, segundo levantamento divulgado hoje (18) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em relação a março do ano passado, a demanda das empresas por crédito recuou 10,4%. No acumulado do primeiro trimestre de 2013, a procura das empresas por crédito registrou queda de 7% ante o primeiro trimestre do ano passado.

As micro e pequenas empresas se destacaram na busca por crédito em março deste ano, avançando 8,3% sobre o mês anterior. Já a demanda das empresas médias cresceu 0,5%, e das grandes empresas grandes cresceu 1,2%, na comparação com o mês de fevereiro.

Na análise por setor, a maior alta na procura por crédito em março deste ano foi verificada no setor comercial, cujo crescimento foi 8,6%, ante fevereiro. As empresas de serviços expandiram a procura por crédito em 6,9%, enquanto as empresas industriais apresentaram alta de 7,4%.

Durante o primeiro trimestre de 2013, as empresas comerciais registraram o maior recuo em termos de demanda por crédito (9,7%) na comparação com o mesmo período de 2012. As empresas industriais fecharam o trimestre com queda de 8,6% e, nas empresas de serviços, o declínio foi 3,1%.

Na análise por regiões, as empresas do Norte registraram a maior alta da procura por crédito em março deste ano: 10,7% ante fevereiro. Na Região Sul, alta de 8,8%, no Nordeste houve expansão na busca por crédito em 8,5%, no Sudeste o crescimento foi de 7% e no Centro-Oeste houve alta de 6,3%.

No acumulado do primeiro trimestre por regiões, os maiores recuos nas demandas das empresas por crédito ocorreram no Sul (-8,3%) e no Nordeste (-8%), em comparação ao primeiro trimestre de 2012. No Centro-Oeste e no Sudeste houve queda de 6,8% e de 6,3%, respectivamente. O menor declínio neste primeiro trimestre foi observado na Região Norte: queda de 5,4%.


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil