Academia de Polícia do Rio capacita profissionais para segurança de grandes eventos

18/04/2013 - 18h19

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- Cerca de 60 profissionais de diversos órgãos de segurança se formaram hoje (18) na quarta turma do curso de capacitação de operadores em segurança de grandes eventos e segurança turística. Para a Copa das Confederações, que ocorre em junho, o curso já preparou 220 pessoas, que serão apresentadas no próximo dia 7 de maio ao governo do estado do Rio. A previsão é que, até as Olimpíadas de 2016, o número de formados chegue a 2 mil.

Apesar de ser ministrado na Academia de Polícia Civil (Acadepol) do Rio, o curso reúne policiais militares e federais, bombeiros, guardas municipais, agentes de segurança de outros estados e até funcionários de hotéis e do Metrô Rio e da Supervia. "Trabalhamos com todo tipo de profissional. Alguns não são policiais, mas contribuem para a segurança, como os de transporte e de hotéis", disse Camilo Dornellas, coordenador do curso e diretor do Centro de Estudos da Acadepol.

Dos 220 formados, 20 são de outros estados, já que, segundo Camilo, o curso é o único do tipo do Brasil, o que atraiu até um policial de Portugal nessa última turma. Com professores de outros estados, a ideia da preparação é irradiar o conhecimento em todas as forças de segurança e ensinar uma abordagem mais integrada. "Os alunos são pessoas estratégicas. Se cada um comandar 40 ou 50 homens, você tem um efeito multiplicador. O conceito do curso é multiplicar o conhecimento", declarou.

O curso tem quatro semanas de duração e inclui aulas das 8h às 18h todos os dias, além de visitas técnicas aos sábados. Os alunos aprendem a posicionar e a evacuar em pontos turísticos, locais públicos e instalações esportivas, e participam de treinamentos como o feito no último dia 7 de abril, quando 500 homens participaram de uma simulação de atentado a bomba na Estação Cantagalo do metrô, em Copacabana.

O curso é gratuito e recebeu cerca de 400 inscrições. Os alunos são selecionados por análise curricular e entrevistas e são avaliados em inglês ou espanhol. Os interessados podem procurar a Acadepol no telefone 2334-9751, das 9h às 16h.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil