Representante norte-americana na ONU conversa com Patriota sobre explosões em Boston e operações de paz

17/04/2013 - 12h57

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A representante permanente dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixadora Susan Rice, 48 anos, conversa hoje (17) com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Em discussão, as explosões em Boston, a crise na Síria, a ameaça de guerra nuclear na Península Coreana, a tensão em alguns países africanos e a proposta brasileira de ampliação do Conselho de Segurança da ONU.

Em relação à reforma do Conselho de Segurança, autoridades norte-americanas sinalizam que não há impedimentos, por parte dos Estados Unidos, aos esforços brasileiros para ampliar o órgão. A proposta do Brasil é aumentar o número de assentos do conselho – que atualmente tem cinco lugares permanentes e dez rotativos - cuja estrutura é de depois da 2ª Guerra Mundial.

Na conversa com Patriota, Rice também deverá conversar sobre as operações de paz em várias áreas de conflito, como Mali, na África. Mas os temas que devem prevalecer, segundo assessores que acompanham a reunião, são o aumento da preocupação com a segurança interna dos países nos eventos esportivos e nos Estados Unidos, principalmente, devido às explosões na Maratona de Boston, há dois dias, e as crises na Síria e na Península Coreana.    

Com status de ministro de Estado, Susan Rice participa das reuniões na Casa Branca com o presidente norte-americano, Barack Obama. Segundo especialistas, ela é apontada como a próxima responsável pela área de segurança do governo dos Estados Unidos. As negociações ainda estão curso.

No Brasil desde o último fim de semana, Rice comentou com brasileiros que está encantada pelo país. Uma das cidades que ela mais gostou foi o Rio de Janeiro. Mas a embaixadora também disse que planeja conhecer Salvador, na Bahia, e Manaus, no Amazonas.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil