Capriles pede impugnação de eleições na Venezuela

17/04/2013 - 21h51

Leandra Felipe *
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - O candidato da oposição venezuelana, Henrique Capriles, informou que apresentou hoje(17) um pedido de impugnação do resultado da eleição presidencial do último domingo (14), que deu a vitória a Nicolás Maduro. A informação foi repassada por meio de sua conta no Twitter. Segundo Capriles, sua equipe de campanha está reunida com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para apresentar o pedido de recontagem manual dos votos.

O líder oposicionista alega que existiram várias irregularidades que afetam mais de 1 milhão de votos.  Ele exige uma nova contagem dos boletins emitidos pelas urnas eletrônicas. De acordo com o CNE, Nicolás Maduro venceu as eleições de domingo com 7.575.506 votos (50,78%), contra 7.302.641 votos (48,95%) de Capriles, uma diferença de cerca de 200 mil votos.

O Tribunal Superior de Justiça do país também declarou hoje que é impossível fazer a recontagem manual dos votos. Capriles é governador do estado de Miranda e deveria ter retornado hoje à suas atividades. O governo do país prometeu acionar a Justiça para pedir sua prisão devido aos protestos após as eleições. Capriles também deve reassumir como governador, para não ser destituído de suas funções.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil