Governador confirma que duas bombas foram detonadas em Boston

16/04/2013 - 14h50

Da Agência Lusa
 

Boston – O governador de Massachusetts, Deval Patrick, confirmou hoje (16) que as autoridades norte-americanas só encontraram duas bombas perto da linha da chegada da Maratona de Boston, onde duas explosões provocaram a morte de pelo menos três pessoas.

“É importante esclarecer que foram encontrados dois e apenas dois artefatos explosivos na área. Os outros pacotes que foram investigados não eram artefatos”, assinalou Deval Patrick, em uma coletiva de imprensa conjunta com as autoridades de Boston e a Polícia Federal norte-americana (FBI).

Após as duas explosões, as autoridades procuraram e revistaram outros pacotes suspeitos que, segundo confirmou o governador do estado de Massachusetts, não continham explosivos.

Ainda na conferência de imprensa, Deval Patrick qualificou as explosões como “um ato de terror”, que causou a morte, até o momento, de três pessoas, incluindo uma criança de 8 anos.

O novo balanço de vítimas fornecido pela polícia local indica que o número de feridos aumentou para 176, incluindo 17 pessoas em estado grave. O balanço anterior informava mais de 140 feridos.

Deval Patrick enviou condolências às famílias e aos amigos das vítimas, adiantando que está sendo preparada uma cerimônia ecumênica para prestar homenagem a todos os afetados pelas explosões. A cerimônia será realizada amanhã (17).

O chefe da Polícia de Boston, Ed Davis, informou que, até o momento, não foi feita qualquer detenção. “Não temos ninguém sob custódia”, disse o responsável.

Durante a coletiva de imprensa, o representante do FBI disse que a investigação encontra-se em uma fase “muito ativa” e que já foram colhidos vários depoimentos.

O agente Rick DesLauriers garantiu, em declarações aos jornalistas, que o FBI irá “até o fim do mundo” para encontrar os responsáveis pelas explosões, informando que as autoridades não receberam qualquer alerta antes do ataque.

“Vai ser uma investigação global. Iremos até o fim do mundo para identificar o responsável ou os responsáveis que perpetraram este crime desprezível e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apresentá-los perante à Justiça”, disse DesLauriers.

A Polícia Federal norte-americana pediu a colaboração de todas as pessoas que tenham informações, fotografias, aúdios ou vídeos que possam ser úteis à investigação.

Ainda na coletiva de imprensa conjunta, Jim Marquez, do departamento responsável pelo controle de álcool, tabaco, armas e explosivos (ATF), esclareceu que as informações divulgadas sobre a existência de até sete artefatos explosivos com risco de detonação são “falsas”.