Conservação do solo é tema de debate em Brasília

16/04/2013 - 12h11

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) debatem hoje (16) o tema em seminário. O objetivo é discutir a importância do uso e manejo sustentável do solo.

A data, celebrada em todo o país ontem (15), visa a conscientizar os governos municipais, estaduais e federal, além da sociedade, sobre políticas e ações voltadas à manutenção e melhoria da capacidade produtiva. Tais medidas são necessárias para ampliar a produção de alimentos, sem comprometer a preservação do meio ambiente, visto que o solo é a base da agropecuária brasileira.

Na avaliação do primeiro vice-presidente da CNA, João Martins Silva Junior, a comemoração da data é “pertinente e adequada”, servindo de alerta neste momento que a agricultura contribui para o progresso do país. “A conservação do solo é fator preponderante para que o Brasil consolide posição como maior produtor de alimento. Aqui queremos discutir problemas e achar soluções para a terra utilizada, que deve ser encarada como bem esgotável”, disse.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, os recursos voltados para a conservação têm grande retorno. “Investimento em solo é investimento sólido, garantido e com grande retorno”, defendeu. “Estamos somando esforços e dividindo responsabilidades para produzir mais e com sustentabilidade”, completou.

Participam do debate técnicos, produtores e especialistas. A programação prevê debates e discussões sobre técnicas na visão do produtor; plantio direto; evolução, conquistas e demandas para conservação do solo; integração lavoura-pecuária-silvicultura e sistema de avaliação da sustentabilidade da propriedade rural.


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil