General diz que Venezuela está "completamente calma" para eleições

12/04/2013 - 18h05

Da Agência Lusa

Brasília - O responsável pelo plano militar de segurança das eleições presidenciais na Venezuela garantiu hoje (12) que o país está "completamente calmo"  para a votação que vai eleger, no domingo (14) o sucessor do presidente Hugo Chávez. O general Wilmer Barrientos reconheceu que em eleições "há algum nervosismo e as pessoas começam a exagerar" e garantiu que os militares serão "contundentes contra grupos anárquicos que queiram criar e impor cenários de violência à maioria".

Barrientos defendeu que os venezuelanos "têm que confiar" nos seus militares e que eles "respeitarão os resultados" das eleições, em que será escolhido o próximo presidente venezuelano, cujo mandato terminará em 2019. O general garantiu que nenhum dos militares que vigiarão as 13.638 mesas de votação "participará ou se envolverá no processo eleitoral".

Quase 19 milhões de venezuelanos vão às urnas para eleger o presidente da Venezuela, sucedendo  Hugo Chávez, que se manteve no poder durante 14 anos, até morrer em 5 de março. Mais do que a eleição do novo presidente venezuelano, as eleições presidenciais antecipadas estão sendo vistas por analistas locais como um "referendo" sobre a continuidade da construção do "socialismo bolivariano do século 21".

As eleições são disputadas por sete candidatos, mas a verdadeira disputa é entre Nicolás Maduro, indicado por Hugo Chávez como seu sucessor, e Henrique Capriles, líder da oposição.