Profissionais de bibliotecas de comunidades pacificadas do Rio terão aulas de literatura na ABL

11/04/2013 - 22h07

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai treinar mão de obra para as bibliotecas do Serviço Social da Indústria (Sesi) em 11 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Também serão treinados profissionais das bibliotecas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A capacitação será feita em dois cursos que serão abertos na próxima segunda-feira (15), às 9h, na sede da ABL, pela presidenta da Academia, Ana Maria Machado. As aulas serão ministradas até agosto pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entidade com a qual a ABL assinou convênio no último dia 8.

Os auxiliares de bibliotecas do Sesi, que farão o curso, foram selecionados nas próprias comunidades: Providência, Andaraí, Cidade de Deus, Formiga, Macacos, Morro Azul, Tabajaras, Santa Marta, São Carlos, Borel e Fazendinha. Para eles, a ênfase será nos autores da literatura infantil brasileira. Já para os que atuam nas bibliotecas do Senai, voltadas para os jovens, o foco será nos temas universais da literatura.

Segundo a presidenta da ABL, a instituição tem aberto suas portas para a valorização da literatura e para a formação de leitores. “Pretendemos com esses cursos contribuir para a qualificação profissional dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, como mediadores de leitura e de literatura para as crianças e jovens brasileiros”, disse Ana Maria Machado.

De acordo com a ABL, serão 80 horas de aulas em cada um dos cursos, incluindo uma visita ao 15º Salão da FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, previsto para junho, no Rio de Janeiro. Nos cursos será aplicado o conhecimento adquirido pela FNLIJ em sete anos de preparação de professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

No primeiro, voltado para os profissionais de bibliotecas do Sesi e das comunidades pacificadas, serão estudadas as obras de nove escritores de literatura infantil brasileira, entre eles Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo, Lygia Bojunga e Sylvia Orthof. No segundo, os profissionais das bibliotecas do Senai receberão orientações sobre temas literários que interessam aos jovens.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil