Representantes da Colômbia e das Farc retomam negociações de paz

08/04/2013 - 8h09

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) retomam hoje (8) a terceira rodada de negociações em busca de um acordo de paz na região. As reuniões ocorrem em Havana, capital cubana. Autoridades de Cuba, do Chile, da Venezuela e da Noruega fazem a mediação nas negociações. Os negociadores deverão avaliar as consultas feitas há cinco meses.

A agenda de negociações em busca de paz na região, cujos conflitos duram quase cinco décadas,  envolve pontos como a preservação de direitos para os guerrilheiros, a reforma agrária, a participação política, o combate ao tráfico de drogas e a atenção às vítimas.

O líder nas negociações por parte das Farc é o comandante Iván Márquez. Do lado do governo, é o  ex-vice-presidente Humberto de la Calle.

Paralelamente, o Parlamento colombiano instaurou comissões de paz incluindo especialistas de El Salvador e da Guatemala para que demonstrem as experiências bem-sucedidas em seus países sobre a implementação de acordos para encerrar os conflitos.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto