Audiência final oficializa acordo de indenização a trabalhadores contaminados em Paulínia

05/04/2013 - 17h11

Carolina Sarres*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A oficialização do acordo entre as empresas Basf S/A e Raízen Combustíveis (antiga Shell) e os trabalhadores contaminados por substâncias químicas, em Paulínia (SP), está marcada para a próxima segunda-feira (8), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Em reuniões e audiências anteriores, as partes concordaram com o pagamento de indenização de R$ 200 milhões por danos morais coletivos, de indenizações individuais proporcionais ao tempo de serviço e de plano de saúde a todos os ex-funcionários e dependentes.

Deverão participar da audiência final de conciliação os representantes dos trabalhadores, contaminados entre as décadas de 1970 e 1980; das empresas; do Sindicato dos Químicos Unificados; da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq); o presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula; e a ministra relatora do processo, Delaíde Alves Miranda Arantes.

A antiga fábrica de Paulínia, produtora de agrotóxicos, ficou em atividade entre 1974 e 2002. A indústria contaminou o solo e as águas subterrâneas da região com produtos químicos como os pesticidas clorados Aldrin, Endrin e Dieldrin, compostos por substâncias cancerígenas. No total, 1.068 pessoas, entre ex-trabalhadores e dependentes, fizeram parte do processo em que as empresas foram condenadas por exposição aos componentes tóxicos.

* Colaborou Bruno Bocchini  //  Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil