Chuvas na Argentina matam 25 e deixam bairros submersos em La Plata

03/04/2013 - 13h47

De Monica Yanakiew
Repórter da Agência Brasil

 

Buenos Aires – Uma forte chuva inundou na madrugada de hoje (3) La Plata, na Argentina. A cidade é a capital da província de Buenos Aires – que equivale ao estado, no Brasil . “Pelo menos vinte e cinco pessoas morreram”, informou o governador da província, Daniel Scioli, no final da manhã. “É uma situação grave e sem precedentes”, disse ele.

Segundo o secretário de Segurança da província, Sergio Berni, o que surpreendeu foi a quantidade de água que caiu em tão pouco tempo. “Em duas horas caíram 400 milímetros de água”, disse ele. A chuva foi tão forte que os helicópteros não puderam ser usados para resgatar as pessoas que haviam subido em árvores ou nos telhados para se salvar.

O chefe de governo, Mauricio Macri, disse que a defesa civil foi mobilizada às 3h de terça-feira, tão logo recebeu o alerta meteorológico. No entanto, nem o serviço de meteorologia foi capaz de prever o grande volume de água que caiu em tão pouco tempo.

A tempestade foi a segunda, em dois dias. Na madrugada de terça-feira (2) uma chuva forte inundou alguns bairros da capital argentina, matando seis pessoas. A água já baixou em Buenos Aires, mas alguns bairros continuam sem luz.

Já em La Plata, a situação é mais grave: no bairro de Tolosa – o mais afetado, as casas estavam praticamente submersas. Quase três mil pessoas estão sendo evacuadas para locais seguros.

A tempestade também foi utilizada politicamente pelo governo e pela oposição. Aliados da presidenta Cristina Kirchner criticaram Macri (possível candidato da oposição nas eleições presidenciais de 2015), que estava fora da cidade durante as chuvas, aproveitando o feriadão argentino que emenda a Páscoa com o feriado em memoria aos mortos na Guerra das Malvinas. Já os aliados de Macri, criticaram o governo federal por fazer uso político da tragédia e pelo silêncio da presidenta.


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil