Tombini diz no Senado que BC vai atuar no câmbio sempre que necessário

02/04/2013 - 14h43

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco Central (BC) está sempre pronto para fazer com que o mercado de câmbio funcione de forma adequada, sempre que necessário, de acordo com o presidente da instituição, Alexandre Tombini, em audiência pública, no Senado, hoje (2).

Segundo Tombini, a atuação do BC em várias áreas, como no mercado à vista e em linhas de comércio exterior, são exemplo disso.

Na audiência, Tombini enfatizou que o câmbio no país é flutuante e a atuação do BC é feita para evitar grandes oscilações na taxa cambial. “O Banco Central tem intervindo no câmbio tanto na desvalorização do real quanto da valorização. Um dos nossos princípios é retirar volatilidade excessiva”, disse.

O presidente do BC também disse que o câmbio nominal “não é instrumento para estimular a economia”. De acordo com Tombini, essa conjectura sobre o câmbio nominal foi feita pelo mercado financeiro, mas já foi desfeita. “Entramos no mercado de forma pedagógica. Essa conjectura em relação à política cambial brasileira foi dissipada”.

Segundo Tombini, o mais importante para a economia é a câmbio real (descontada a inflação). “Não adianta dar câmbio nominal com uma mão e tirar com a outra, com a inflação”, reforçou.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil