Brasil e Bélgica estudam parcerias na área portuária

01/04/2013 - 18h40

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência brasil

Brasília – A experiência belga com portos e energia ajudará o Brasil a se desenvolver nos dois campos. A forma como serão feitas as parcerias envolvendo os dois países foi o principal assunto tratado hoje (1º) na reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Didier Reynders.

“Brasil e Bélgica já têm parcerias que resultam em um comércio de US$ 6 bilhões. Essa é uma oportunidade de intensificarmos esse relacionamento”, disse Patriota após a reunião. “[Na conversa de hoje] demos ênfase ao desenvolvimento de portos, pois a Bélgica tem o segundo maior porto da Europa [Porto de Antuérpia], que está entre os cinco maiores do mundo”.

Segundo o ministro brasileiro, as parcerias poderão abranger diversas áreas ligadas à logística e à infraestrutura. “Eles são extremamente desenvolvidos em energia nuclear e é grande a possibilidade de fecharmos acordos [para aproveitar a experiência secular que a Bélgica tem com portos]”, disse Patriota.

“Esperamos que as relações bilaterais sejam intensificadas e que possibilite avançarmos nos projetos de pesquisa em áreas como a de dejetos nucleares civis e médicos, bem como na de portos e de energia renovável”, complementou Didier Reynders.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil