Produção de petróleo e gás natural da Petrobras registra queda em fevereiro

29/03/2013 - 13h09

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A produção total de petróleo e gás natural no Brasil atingiu, em fevereiro, a média de 2,316 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Incluída a parcela operada pela Petrobras para seus parceiros, o volume total produzido foi 2,414 milhões de boe/d, indicando um decréscimo de 1,7%, na comparação com janeiro.

O volume total produzido pela estatal no país, somado à produção da empresa no exterior, atingiu a média de 2,557 milhões de boe/d, apresentando uma redução de 2,1% em relação ao mês anterior.

A produção exclusiva de petróleo (óleo mais Líquido de Gás Natural - LGN) da Petrobras no Brasil em fevereiro foi 1,920 milhão de barris por dia (bpd), resultado 2,3% inferior ao alcançado em janeiro. Somado à parcela operada pela empresa por seus parceiros no país, esse volume chega a 1,974 milhão bpd.

De acordo com a Petrobras, a queda do volume produzido decorreu, principalmente, de paradas programadas em plataformas da Bacia de Campos, P-37 (Marlim), P-53 (Marlim Leste) e P-54 (Roncador), além de ter sido mantida a parada programada da P-33 (Marlim), iniciada em janeiro, cujo maior impacto na produção refletiu-se em fevereiro.

A queda da produção foi parcialmente compensada pela entrada em operação de três novas plataformas: o FPSO Cidade de São Paulo, em 5 de janeiro, que opera o projeto-piloto de Sapinhoá, na Bacia de Santos; o TLD de Sapinhoá Norte, nessa mesma bacia, em 12 de fevereiro; e o FPSO Cidade de Itajaí, instalado no pós-sal da porção sul da Bacia de Santos, em 16 de fevereiro.

 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil