Casa Brasil leva projetos do país para o Fórum Social Mundial na Tunísia

29/03/2013 - 12h15

Lia Kunzler
Enviada Especial da EBC

Túnis - Como já é tradição do governo brasileiro em eventos internacionais, a 13ª edição do Fórum Social Mundial recebe a Casa Brasil. O estande apresenta projetos brasileiros em diversos temas e promove a exportação de ideias do Brasil.

Na programação estão palestras sobre temas como agricultura familiar, associações de catadores de material reciclável e integração de quilombolas. Entre os projetos que vieram para a Tunísia está um jogo de computador feito especialmente para crianças doentes que enfrentam tratamento prolongado em hospitais. O criador, Rafael João Ribeiro, diz que expor o programa no fórum abre possibilidade para que a iniciativa ganhe o mundo. “São ideias simples que poderiam ser implantadas aqui e não são”, disse.

O estand permanece cheio a maior parte do tempo. Lamari Jafar deixou a Casa Brasil com as mãos cheias de panfletos. Presidente da Associação dos Artesãos e Microempresas em Manouba, cidade no nordeste da Tunísia, ele disse que essa é uma oportunidade de aprender com as experiências brasileiras. “Queremos ter uma relação com a América Latina”, explicou.

O gerente de Relação Comunitária da Petrobras, José Barbosa, explica que, embora a tenda seja montada pela estatal, o espaço está aberto a qualquer movimento brasileiro no fórum. “Temos que demonstrar para outras organizações, [para] cada um trazer sua experiência do que é exitoso no Brasil.”

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada às 13h07 para acréscimo de informações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil