Governo do Rio anuncia unidades de Proteção Comunitária na região serrana

25/03/2013 - 14h33

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, informou hoje (25) que a primeira Unidade de Proteção Comunitária (UPC) entrará em funcionamento na semana que vem em Petrópolis, na região serrana. O objetivo é estimular os próprios moradores a organizar a segurança da comunidade contra as consequências das chuvas fortes.

“Essas unidades serão pontos de convergência para implantação de uma grande rede comunitária de proteção civil, onde os atores principais serão os agentes comunitários de defesa civil, contratados pelo governo do estado, e todos os outros atores que atuam comunitariamente, como os do Programa Saúde da Família, e de outros segmentos organizados da própria comunidade”, explicou, sem especificar a data exata da inauguração da UPC.

Os moradores contratados são de Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis e Bom Jardim e foram capacitados para atuar dentro das suas comunidades. Ao todo, serão instaladas 42 UPCs, sendo dez em Petrópolis. O objetivo é que esses agentes atuem dentro de áreas consideradas de risco, onde já existem sistemas de alarme.

Segundo Simões, com as unidades, será possível que a própria comunidade conheça o mapeamento de risco e que cada pessoa identifique onde está sua casa na área de risco. “Faremos o cadastramento de cada família, casa por casa, orientando como essa família deve proceder. Faremos um plano de contingência familiar, de tal forma que cada família saiba exatamente o que fazer, para reagir de maneira proativa”.

Simões participou nessa manhã de um exercício de segurança da nova sede da Empresa Olímpica Municipal Rio 2016. Na parte da tarde, ele vai a Petrópolis para a missa em homenagem às vítimas da chuva, da qual também participará a presidenta Dilma Rousseff.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil