Governo do Japão autoriza acesso à região de Tomioka

25/03/2013 - 8h21

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do Japão liberou o acesso à região de Tomioka, que fica a 10 quilômetros da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país. A área foi evacuada em 2011, desde o acidente nuclear, e declarada zona parcialmente acessível. Com a medida, as autoridades japonesas querem acelerar a reconstrução da região. Em Tomioka viviam mais de 11 mil habitantes.

O prefeito de  Tomioka, Katsuya Endo, demonstrou confiança na retomada da normalidade na área. Desde o acidente nuclear – terremoto seguido por tsunami que provocou vazamentos e explosões radioativas -, apenas o agricultor Naoto Matsumura, de 54 anos, permaneceu no município.

Tomioka está no perímetro de acesso proibido, delimitado nos 20 quilômetros da usina. O governo japonês dividiu as áreas consideradas perigosas em três categorias distintas, de acordo com os níveis de radiação.

*Com informações da agência pública de informações de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil