Chuvas deixam 33 mortos em Petrópolis

22/03/2013 - 15h55

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Subiu para 33 o número de mortos em consequência do temporal em Petrópolis no início desta semana. Os bombeiros localizaram hoje (22) os corpos de mais duas vítimas. Segundo a Defesa Civil Estadual, ainda resta uma pessoa desaparecida. Cerca de 70 homens do Corpo de Bombeiros e do Exército trabalham nas buscas, que estão concentradas em quatro pontos diferentes às margens da BR-040. As equipes contam com a ajuda de um grupo especializado em resgate em alturas e também em áreas de difícil acesso.

O secretário da Defesa Civil, tenente coronel Sérgio Simões, disse que o número de ligações de moradores pedindo ajuda aumentou nos últimos dias em decorrência das chuvas. No fim de semana, a Defesa Civil do município de Petrópolis, na região serrana, organizará um mutirão para atender às quase 700 ligações recebidas de pessoas que vivem em área de risco. Pelo menos, mil pessoas estão desabrigadas na cidade, conforma cálculos do órgão.

"Nós já recebemos 697 ligações e a cada hora que passa esse número está aumentando. As pessoas começaram a ficar preocupadas com rachaduras, vazamentos e locais de risco. Elas estão solicitando ajuda. Por causa disso, estamos planejando um mutirão e pretendemos realizar até domingo [24] uma visita a cada localidade para verificar os riscos e dar orientações", disse Simões.  

A Secretaria Estadual de Saúde enviou esta semana kits calamidade e 2 mil frascos de hipoclorito para o atendimento à população afetada no município. O hiplocorito é usado para a desinfecção da água para consumo humano. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contêm medicamentos, como antibióticos, ataduras, álcool, luvas, seringas e outros itens.

Nesta sexta-feira (22), a secretaria envia para Petrópolis e para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, 3 mil frascos de hipoclorito e 2 mil folders de orientações para ações em momentos de chuvas fortes e 2 mil sobre leptospirose. A localidade de Xerém, em Duque de Caxias, ficou inundada com a cheia do Rio Saracuruna.

O Ministério Público (MP) ingressou ontem (21) com uma ação para que a Prefeitura de Petrópolis, o governo do estado e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) façam obras para evitar o transbordamento dos rios Quitandinha e Piabanha, que provocaram enchentes na região.

Além disso, o MP também exigiu dois tipos de indenização: uma pelas perdas patrimoniais das vítimas das enchentes e outra por dano moral coletivo, com verba destinada ao Fundo Nacional dos Direitos Difusos. A ação pede ainda que seja elaborado, em um prazo de 30 dias, um projeto de engenharia e a recomposição da mata no entorno dos rios. O prazo para execução das obras é 180 dias.

O MP prepara uma segunda ação, pedindo que sejm apontadas soluções para o problema das encostas no município, como obras de contenção e remoção de moradoes de risco.

O tempo continuará instável no estado. O céu permanecerá nublado, com previsão de chuva ao longo do dia em todas as áreas. As temperaturas irão variar de 12 graus Celsius, a mínima, na região Serrana, e a máxima, 30 graus Celsius, na região metropolitana do Rio.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil