Segundo dia do conclave terá quatro votações e fumaça poderá ser vista em dois momentos

13/03/2013 - 6h51

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Vaticano – No segundo dia do conclave, hoje (13), estão previstas quatro votações: duas de manhã e, se não houver consenso, duas à tarde. A expectativa é que por volta do meio-dia (8h de Brasília) seja vista a fumaça - branca, no caso de eleito o papa, e escura, se as divergências se mantiverem. Uma segunda fumaça deverá ser emitida pela chaminé da Capela Sistina no começo da noite (meio da tarde de Brasília), indicando a decisão do conclave.

Diferentemente do que ocorreu ontem (12), não há missas nem cerimônias. Os 115 cardeais serão mantidos isolados, sem comunicação externa e sob a segurança da Guarda Suíça Pontifícia – que faz a guarda pessoal do papa desde o início do século 16. Na área em volta da capela, onde estão reunidos os cardeais, o sinal de internet e telefone celular é falho.

As votações ao longo do dia ocorrerão da mesma forma: secretas, em papel, com os cardeais disfarçando a letra. A cada votação, as cédulas são checadas por três escrutinadores e revisadas pela mesma quantidade de cardeais. Ao final, as cédulas, depositadas em urnas de bronze, são retiradas e levadas para o forno - no qual são queimadas.

Para a obtenção da cor branca ou escura da fumaça, vista na Praça de São Pedro, símbolo da decisão dos cardeais, é adicionada à queima das cédulas de papel um produto químico. A fumaça pode ser  vista, da chaminé da capela, por cinco minutos.  

O primeiro dia de votações do conclave que elegerá o sucessor do papa emérito Bento XVI acabou sem consenso. A fumaça escura, indicando a ausência de decisão, foi vista na chaminé da Capela Sistina por volta das 19h40 (15h40 de Brasília). O cálculo dos vaticanistas - especialistas em Vaticano - é que o conclave dure, no mínimo, três dias e, no máximo, 11.

A Praça São Pedro, que fica em frente à capela, lotou de repente ontem, no fim da tarde. Fiéis, religiosos e curiosos das mais diversas nacionalidades, que ignoraram a chuva fina e aguardaram para ver a cor da fumaça, não esconderam a decepção com a cor escura. A noite de ontem foi um dos dias mais frios da semana, em Roma, registrando 8 graus Celsius.

O resultado da primeira votação foi divulgado – por meio apenas da fumaça – cerca de duas horas depois de os cardeais se reunirem no conclave. Participaram os 115 cardeais - inclusive o italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, que durante a missa da manhã passou mal e foi socorrido.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil