Missão que avalia candidatura de São Paulo para Expo 2020 está no Brasil

13/03/2013 - 15h41

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo de São Paulo acompanhou hoje (13) a missão de inspeção da equipe do Bureau Internacional de Exposições (BIE), que está na capital federal. A visita é fundamental para a escolha da cidade que irá sediar a Exposição Universal de 2020 (Expo 2020), evento que é referência mundial em arte, educação, design, comércio e turismo. A capital paulista é uma das candidatas a sede do evento. A equipe se encontrará com autoridades do governo federal, inclusive está prevista reunião com a presidenta Dilma Rousseff.

O documento resultante da visita da delegação do BIE é considerado relevante para os delegados dos países votantes.  A eleição será em novembro em Paris. São Paulo concorre com Ekaterinburgo, na Rússia; Izmir, na Turquia; Dubai, nos Emirados Árabes e Ayutthaya, na Tailândia.

Durante a manhã, a equipe do BIE e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se reuniram com os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para discutir a renovação do engajamento à candidatura e acertar detalhes da gestão política. Ainda estão previstos encontros com a presidenta da República, Dilma Rousseff, e com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhados da bancada de São Paulo.

A Expo 2020 é o terceiro maior evento mundial, ficando atrás apenas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, considerado o impacto cultural e econômico, e ocorre a cada cinco anos. O tema escolhido por São Paulo é “Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”, que pretende estimular a criação de projetos de inovação, novas políticas sociais e econômicas.

Se São Paulo for escolhida como sede da Expo 2020, será a primeira cidade da América Latina a sediar o encontro. A expectativa é que 25 a 30 milhões de visitantes passem pela exposição durante os seis meses de duração, de 15 de maio a 15 de novembro de 2020. A última Expo ocorreu em 2010, em Xangai, e teve a participação de 190 países, 50 organizações internacionais e 73 milhões de visitantes. A próxima será em Milão, na Itália, em 2015.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil