Fumaça branca anuncia que Igreja tem novo papa

13/03/2013 - 16h23

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Vaticano – Reunidos em conclave na Capela Sistina, os cardeais já escolheram o sucessor do papa Bento XVI. A fumaça branca na chaminé da capela indicou, no segundo dia de votações, que a Igreja Católica tem novo chefe. O nome do escolhido será conhecido em instantes.

O eleito será o  primeiro papa a assumir o pontificado com o antecessor vivo, em 600 anos. A fumaça branca, indicando a escolha do papa, foi vista por volta das 19h em Roma (15h em Brasília), na Praça São Pedro. A sinalização foi recebida com entusiasmo por fiéis, turistas, curiosos e religiosos que lotam a praça e agora aguardam o anúncio do nome do novo pontífice.

A eleição foi cercada por expectativas e adaptações, pois, tradicionalmente, o sucessor só é escolhido depois da morte do papa. O escolhido deve celebrar amanhã (14) a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.

Quando Bento XVI assumiu em 2005, mencionou as linhas que guiaram seu pontificado. Na época, Bento XVI disse que seu esforço no pontificado seria em favor da unidade da Igreja Católica Apostólica Romana e da promoção dos contatos e entendimentos com os representantes das diferentes comunidades eclesiásticas.

Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia chamada de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.

Com a eleição do sucessor, Bento XVI espera conseguir pôr em prática o que pretendia, ao renunciar em 28 de fevereiro: viver em oração. Até o fim de abril, ele deverá morar em Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas. Depois passará a viver em um mosteiro nos arredores do Vaticano O local, que servirá de moradia para Bento XVI está em reformas.

O anúncio da renúncia foi feito pelo hoje papa emérito no dia 11 de fevereiro. Em comunicado, Bento XVI justificou sua decisão alegando a idade avançada. O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II. Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa. Ele assumiu o posto em meio a denúncias de abuso sexual de crianças por clérigos. A renúncia foi a primeira de um papa na era moderna.

Edição: Lana Cristina e Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil