Caixa apresenta projeto que incentiva a formação de pequenos leitores

09/03/2013 - 15h38

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um projeto voltado à formação de pequenos leitores está sendo lançado neste sábado (9). É o Trancinha de Histórias, que a Caixa Cultural Rio apresenta, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Serão, ao todo, seis encontros, aos sábados e domingos, visando a incentivar a leitura entre crianças na faixa dos 5 anos aos 10 anos de idade. Segundo Maria Alice Paes Barretto, uma das coordenadoras do projeto, serão lidos, durante os eventos, textos que se entrelaçam em torno de um tema. Hoje, o assunto principal foram  bichos. Amanhã (10), será a vez da família. Seguem-se o medo, no dia 16 deste mês; o planeta Terra, no dia 17; os contos de fadas, no dia 23; e, encerrando o projeto, poesia com alegria, no dia 24.

Três atrizes se encarregam de interpretar e dramatizar os textos, travando em seguida, com o auxílio de mediadoras, um bate-papo com as crianças presentes “para envolvê-las no texto”. A criança sai da condição de ouvinte e participa também, disse a coordenadora.

“Elas [as crianças] podem dançar, cantar, fazer tudo o que quiser. Porque não é uma coisa acadêmica. Não é para dizer: olha, vocês têm que ler. É para, justamente, dar o aperitivo a elas. Olha como é bom ler, como é gostoso isso aqui”.

O projeto começou há dois anos, com o apoio do Centro Cultural Justiça Federal. Os livros são selecionados pela curadora Luciana Bastos Figueiredo, mestra em literatura, e giram em torno de temas que integram o cotidiano das crianças. “Por isso, começamos com bichos”, explicou Maria Alice.

O projeto participa, desde o ano passado, do Circuito Jovem de Leitura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Ele faz parte de um projeto maior, o Trança de Histórias, criado para estimular o gosto pela leitura entre adultos. Outro braço é o Tranças Transadas, voltado para adolescentes, que participa de outro projeto, denominado Paixão de Ler, nas lonas culturais da cidade. 

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.