Peça teatral discute formas contemporâneas de conflitos de gerações

08/03/2013 - 22h41

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A peça Aos Nossos Filhos, de autoria de Laura Castro e dirigida por João das Neves, estreou hoje (8), Dia Internacional da Mulher, no Teatro da Caixa Cultural do Rio de Janeiro. O espetáculo aborda as relações entre mãe e filha. A peça traz pela primeira vez aos palcos brasileiros a atriz portuguesa Maria de Medeiros, conhecida mundialmente por suas atuações nos filmes Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, e Henry e June, de Philip Kaufman.

Maria de Medeiros interpreta a mãe, mulher divorciada, que teve três casamentos, com filhos em dois deles. Militante contra a ditadura no Brasil, ela participou da luta armada, foi exilada e morou em diversos países. A filha, interpretada pela atriz Laura Castro, vive um casamento de quase 15 anos com outra mulher, a qual está grávida.

A história se passa na noite em que a filha revela à mãe que vai ter um filho gerado por sua companheira. O espetáculo coloca em confronto as duas mulheres e as gerações que elas representam, discutindo questões como liberdade individual e as novas configurações das famílias, com todos os seus desdobramentos.

“A experiência de escrever o texto me aproximou ainda mais das questões ligadas às famílias homoafetivas no Brasil”, disse Laura Castro, que teve sua própria vivência pessoal como ponto de partida. Atriz, cantora, escritora e produtora cultural, ela é casada há 13 anos com outra mulher e as duas têm filhos, gerados por elas.

A temática do espetáculo motivou Maria de Medeiros a fazer de Aos Nossos Filhos seu primeiro trabalho teatral no Brasil. No cinema, a atriz e cineasta portuguesa lançou no ano passado o documentário Repare Bem, que relata a história de três gerações de mulheres perseguidas durante a ditadura militar no Brasil.

O diretor da peça, João das Neves, tem uma longa trajetória ligada ao teatro de reflexão social. Com vários prêmios em sua carreira, ele foi o fundador nos anos 1960 do histórico grupo Opinião e dirigiu o Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) até sua extinção pelo golpe de 1964.

Aos Nossos Filhos fica em cartaz até 31 de março, com apresentações às quintas, sextas e domingos, às 19h, e aos sábados, às 18h e às 20h30. O Teatro da Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no centro do Rio.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil