Registros de novas empresas crescem 5% em São Paulo

06/03/2013 - 23h29

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O número de empresas criadas no estado de São Paulo cresceu 5% em 2012 em comparação a 2011. De acordo com o balanço divulgado hoje (6) pela  Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), foram registrados no ano passado 464 mil novos empreendimentos, contra  438 mil de 2011. A maior parte dos registros foi de microempreendedores individuais (MEI), que significaram quase 60% do total (275 mil empresas).

As atividades com maior número de registros foram comércio varejista, com 33,9 mil registros. Em seguida vem cabeleireiros, com 19,8 mil novos empreendimentos, e lanchonetes, com 11,3 mil empresas.

A expansão dos registros de novas empresas ocorre, segundo a Jucesp, devido à formalização de profissionais autônomos por meio das MEIs. O programa criado em 2009 permite a abertura de empresas de apenas uma pessoa, sem sócios. De 2011 para 2012, o número de novos microempreendedores individuais cresceu 16%.

Outro modelo que também ajuda a aumentar a formalização e, consequentemente, a quantidade de empresas registradas é a empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli). Nesse formato, o empreendedor individual deve dispor de um capital equivalente a 100 salários mínimos (R$ 67.800) para, em contrapartida, ter seus bens protegidos no caso de dívidas contraídas pela empresa.

O registro como Eireli correspondeu a 8% do total de empresas criadas em 2012. O registro de empresas convencionais caiu, no entanto, 16% no ano passado.

A expectativa da  Jucesp é que o número de registros de empresas individuais continue a crescer a curto e médio prazo. A entidade estima que existem no estado de São Paulo 3,5 milhões de empreendedores com o perfil de microempreendedor individual. Atualmente, 684 mil aderiram ao programa no estado.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.