Secretária da ONU apela para que comunidade internacional não abandone a Síria

05/03/2013 - 13h41

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A subsecretária-geral para Assuntos Humanitários, coordenadora de Ajuda Humanitária das Nações Unidas e diretora do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), Valerie Amos, apelou hoje (5) que a busca pela paz na Síria seja associada às ações de ajuda aos necessitados.

Ela ressaltou que mais 70 mil pessoas morreram e 4 milhões precisam de apoio devido aos confrontos que completam dois anos no país. “Não podemos abandonar essas pessoas”, destacou.

“Na Síria, temos milhões de pessoas que precisam de apoio e ajuda. Tentamos um acordo pacífico”, destacou Amos, que lançou hoje a Ação Humanitária Global 2013, no Palácio Itamaraty. “Mais de 4 milhões precisam de apoio imediato e não podemos abandonar essas pessoas enquanto buscamos uma solução para a paz. Mais de 70 mil pessoas morreram. Não podemos abandonar essas pessoas.”

Crise na Síria começou em março de 2011, separando aliados do presidentes sírio, Bashar Al Assad, e oposicionistas. As disputas armadas provocam bombardeios e ataques diários em todo o país. A Organização das Nações Unidas (ONU) defende a busca por uma solução negociada para encerrar os confrontos.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.