Hospital amplia investigação sobre surto de tuberculose

05/03/2013 - 18h05

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Crianças nascidas entre os meses de novembro e dezembro de 2011 no Hospital e Maternidade Madre Theodora, em Campinas (SP), começaram hoje (05) a fazer exames para detectar se estão com tuberculose. Segundo o hospital, foram convocadas 282 crianças nascidas nos dias em que uma funcionária, que estava doente, trabalhou.

O hospital pretende investigar também o surto em crianças que nasceram no Madre Theodora entre os meses de julho e outubro de 2011. A assessoria do hospital informou que o contato será feito por telefone. Caso os pais relatem algum problema com o filho, ele passará por exames para identificar se está infectado. O hospital informou que todos os bebês que foram infectados e que desenvolveram ou não a doença receberão tratamento durante seis meses.

A tuberculose é um doença infecciosa causada por uma bactéria, transmitida por meio de aerossol (gotículas de saliva). O sintoma mais comum é a tosse. Segundo o hospital, em Campinas são detectados 300 novos casos de tuberculose por ano.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.