Faturamento do comércio na região metropolitana de São Paulo cresce 5,5% em 2012

04/03/2013 - 12h35

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O faturamento do comércio varejista na região metropolitana de São Paulo aumentou 5,5%, no ano passado, em relação a 2011, atingindo um volume de R$ 164,5 bilhões. Só em dezembro, as vendas foram 3,6% maiores do que em igual mês do ano anterior, com movimento de R$ 17,2 bilhões.

Os dados fazem parte da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). No ano, o setor que mais vendeu foi o de farmácias e perfumarias (15,1%), seguido pelo comércio eletrônico (11,6%) e por lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (8,3%).

Nesse último caso, o aquecimento foi estimulado pela política do governo federal de desoneração fiscal. No acumulado do ano, entre os nove segmentos pesquisados, foi constada queda em apenas um: lojas de departamentos (- 4,2%).

Considerando apenas o mês de dezembro, ocorreram reduções das vendas, na comparação com o mesmo mês de 2011, nos setores de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-16,2%) e comércio eletrônico ( -13 %). Em movimento oposto, a demanda foi maior nas farmácias e perfumarias (9,5%), nos supermercados (9,3%) e nas lojas de móveis e decorações (4,3%) .

Na avaliação da FecomercioSP, o bom desempenho resulta da combinação entre o acesso ao crédito e ao emprego e as medidas de estímulo ao consumo por meio das desonerações fiscais.
 

Edição: Juliana Andrade
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil