Prefeito eleito de Criciúma diz que vai priorizar a saúde e promete governo de continuidade

03/03/2013 - 21h03

Manuela Castro
Enviada Especial

Criciúma (SC) – Na primeira entrevista coletiva após vencer o pleito deste domingo (3), o prefeito eleito do município catarinense de Criciúma, Márcio Burigo (PP), disse que vai priorizar ações para melhorar o setor de saúde. “[Essa área] é problemática em todas as partes do país e isso não poderia ser diferente em Criciúma”, disse sem citar medidas concretas que pretende adotar.

Burigo foi o vice-prefeito na gestão anterior, de Clésio Salvaro (PSDB). Segundo o prefeito eleito, o trabalho à frente do Executivo local será marcado pela continuidade. “A população reconheceu o nosso governo, e isso se refletiu no resultado das urnas”, disse ao destacar que a gestão passada foi conduzida “a quatro mãos”. “O governo anterior foi um grande governo. Vou me esforçar para ser igual a Clésio Salvaro ou melhor do que ele”, acrescentou.

Márcio Burigo venceu as eleições deste domingo com 72,27% dos votos válidos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em segundo lugar, ficou Ronaldo José Benedet (PMDB), com 11,89%.

A Justiça Eleitoral convocou novo pleito em Criciúma porque, em novembro do ano passado, o TSE cassou a candidatura de Clésio Salvaro, que concorreu à reeleição. Ele obteve mais de 76% dos votos no primeiro turno, em outubro de 2012, mas não pôde assumir porque foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O TSE decidiu que Salvaro está inelegível até 2016 porque foi condenado, em 2008, por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação.

Além de Criciúma, oito cidades brasileiras tiveram eleições neste domingo: Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Sidrolândia (MS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Tangará (SC) e Bonito (MS).

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil