Evo Morales e Patriota se reúnem hoje na Bolívia

02/03/2013 - 14h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, reúne-se hoje (2) com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em Cochabamba, uma das principais cidades bolivianas. Eles conversam sobre uma série de questões bilaterais e regionais. Também participam do encontro o chanceler David Choquehuanca, o vice-ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Juan Carlos Alurralde, e o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, além de autoridades locais e o embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato.

Nas reuniões, deverão ser tratados os principais temas da agenda bilateral e regional, como a integração fronteiriça, a adesão da Bolívia ao Mercosul e temas relativos à União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Nos últimos dias, Brasil e Bolívia se envolveram em dois temas delicados. Em fevereiro, um adolescente de 14 anos foi morto por um sinalizador lançado por integrantes da torcida do Corinthians, em San José de Oruru. Na semana passada, foi negociado o envio de veículos e motocicletas brasileiros roubados e em circulação na Bolívia.

O Brasil é um dos principais parceiros comerciais da Bolívia. Em 2011, o Brasil foi destino de 41,1% das exportações bolivianas. De 2008 a 2012, o comércio bilateral cresceu 22,8%, passando de US$ 3,99 bilhões para US$ 4,90 bilhões.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

Edição: Andréa Quintiere