PM de Santa Catarina reforça segurança durante eleição em quatro cidades do estado

01/03/2013 - 20h09

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Militar de Santa Catarina reforçará a segurança das quatro cidades catarinenses onde ocorrem eleições neste domingo (3). Ao todo 163 mil eleitores votarão nas cidades de Balneário Rincão (9.773), Campo Erê (7.154), Criciúma (139.474) e Tangará (7.009).

"Estaremos de sobreaviso para qualquer eventualidade e atuaremos com firmeza em todo o estado. Nas quatro cidades estaremos de prontidão para o evento e a segurança será reforçada devido às eleições", disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro. 

Na maior das cidades, Criciúma, foram registrados diversos ataques e, no mês passado, a cidade recebeu reforços e escolta policial para os veículos de transporte público.

Segundo a assessoria de imprensa do governo catarinense, os ataques ocorreram no início do mês e, na última semana, não houve nenhum registro na cidade. As demais são pequenos municípios e não foram muito atingidos pela onda de violência - em Balneário Rincão houve um princípio de incêndio na casa da irmã de um policial . A assessoria informa que a segurança seguirá procedimentos de praxe para as eleições.

Nessas cidades, as eleições foram anuladas devido à Lei da Ficha Limpa. Os candidatos que obtiveram mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas julgados rejeitados pela Justiça Eleitoral em julgamento posterior ao pleito.

No estado de Santa Catarina, desde 30 de janeiro, a Polícia Militar registrou 113 atentados em 37 municípios e mais de 50 atos de vandalismo. O total de presos e suspeitos apreendidos por envolvimento nos ataques é 197, entre adultos e adolescentes, de acordo com a Polícia Civil. Além disso, 88 pessoas foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público de Santa Catarina pelo mesmo motivo. Segundo promotores de Justiça, o número deve aumentar conforme avancem as investigações.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil