Confiança do consumidor registra em fevereiro a terceira queda consecutiva, diz CNI

28/02/2013 - 13h09

 

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A confiança do consumidor medida pelo Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) diminuiu em fevereiro, apresentando a terceira queda consecutiva, informou hoje (28) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador caiu 0,9% em relação a janeiro, atingindo 113,6 pontos. No acumulado desde novembro, a queda chega 2,9%. Segundo o levantamento, mesmo com “os seguidos recuos na comparação mensal, o índice encontra-se 0,7% acima do registrado em fevereiro de 2012”.

Segundo a entidade, a alta de preços é a questão que mais preocupa o consumidor. O indicador sobre esse item teve queda de 1,7% na comparação com o mês anterior, o que mostra pessimismo em relação à evolução da inflação.

Dos componentes que formam o Inec, apenas os índices de expectativa com relação à própria renda e de compras de bens de maior valor ficaram inalterados, quando comparados a janeiro deste ano.

A pesquisa mostrou também que o indicador de expectativa de desemprego teve queda de 1,1%. Segundo a CNI, a redução mostra que os consumidores acreditam que o mercado de trabalho estará menos favorável nos próximos meses.

O índice de situação financeira teve baixa de 0,6%, o que demonstra avaliação mais negativa dos consumidores sobre suas finanças. No caso do endividamento, houve queda de 0,4%. O resultado mostra o aumento das dívidas no mês.

O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional feita pelo Ibope Inteligência com 2.002 pessoas. O levantamento de fevereiro ocorreu entre os dias 15 e 18.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil