Secretaria de Estado do Ambiente estimula formação de jardineiros comunitários

26/02/2013 - 18h08

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado do Ambiente do Rio começou  a executar hoje (26) , no Morro do Fogueteiro, em Santa Teresa, no centro, o projeto Comunidades Verdes, para capacitar moradores no reflorestamento de áreas desmatadas e levar educação sustentável às favelas cariocas. A primeira turma de jardineiros comunitários vai plantar as mudas nas encostas e áreas desmatadas, além de informar os moradores da região sobre a conscientização ambiental, com o que se pretende atrair mais grupos.

"A primeira turma iniciou o curso no mês de outubro [2012], com quatro meses de duração; dez dos 30 alunos vão receber certificado e uma bolsa auxílio no valor de R$ 120. Os jardineiros comunitários serão responsáveis por manter e multiplicar a iniciativa para a comunidade. As mudas serão levadas para o Batan, no bairro de Realengo,na zona oeste, e Complexo do Alemão, na zona norte. Aqui,  no Fogueteiro, temos um infraestrutura necessária para a criação de viveiros, para o cultivo de hortaliças, mudas de recuperação de encostas e paisagismo funcional”, disse o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.

De acordo com a gestora do Comunidades Verdes no Fogueteiro, Cíntia Luna, dos 30 alunos matriculados, dez permaneceram até a conclusão do curso, no entanto, ela acredita que o nível de produção é suficiente para atender à demanda. O canteiro do Fogueteiro, teve 540 árvores plantadas e 2.500 estufas instaladas no período do curso. Árvores nativas, hortaliças, legumes e verduras foram selecionados para o plantio.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil