Sistema da PF volta a funcionar em São Paulo depois de três horas fora do ar

25/02/2013 - 13h11

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Depois de longas filas para a retirada do passaporte sem sucesso, o movimento na sede da Polícia Federal ficou normalizado próximo das 10h30 quando o sistema voltou a operar. Em pane desde as 7h, o problema prejudicou as pessoas que foram ao prédio para retirar o passaporte. Até pouco antes da normalidade, quem tentava pegar o documento saía do local sem esperanças e preocupado, pois a infirmação era a de que não havia previsão para a resolução do problema.

O ator e produtor André Pires conseguiu retirar o documento logo após o sistema voltar a operar. Ele ficou aliviado, pois tem urgência para retirar o passaporte porque precisa dar entrada no visto americano. “Minha viagem a Los Angeles é profissional e será no dia 20. A viagem foi repentina, por isso tudo foi feito em cima da hora. Pena que estamos sempre nas mãos de um sistema que não funciona.”

O estudante Pedro Lanas está com a viagem para Portugal marcada para o próximo domingo e ao chegar ao setor de retirada do passaporte foi orientado a voltar na sexta-feira (1º) com a passagem nas mãos. “A data do protocolo é hoje, mas sem sistema eles não conseguem fazer as consultas necessárias”. Pedro preferiu esperar para tentar novamente mais tarde, em virtude da falta de informação.

A advogada Vivian Moreno Turra está com a viagem turística marcada para o próximo mês. “Meu passaporte demorou para sair por causa do feriado do carnaval. Eu deveria ter vindo na semana passada, mas não estava pronto. E hoje venho e está sem sistema”. A informação dada foi a de que não havia previsão de voltar à normalidade. Ela pretendia voltar mais tarde.

A assessoria de imprensa da PF em São Paulo informou que não tinha mais detalhes sobre o que ocorreu, mas garantiu que as pessoas com problemas para retirar o passaporte na parte da manhã poderão retornar nos próximos dias que serão encaixadas na agenda de atendimento.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil