Eleitores do DF terão que se recadastrar para uso de urnas biométricas em 2014

25/02/2013 - 12h52

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os eleitores do Distrito Federal vão votar a partir das eleições do próximo ano pelo sistema biométrico, que consiste na identificação por meio das impressões digitais. Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) fará a partir de hoje (25) o recadastramento dos 1.861.622 eleitores do DF, que poderão agendar o procedimento até o dia 31 de março de 2014.

Pela internet, o pedido de agendamento poderá ser feito 24 horas por dia, podendo também ser feito por telefone 3048-4000 ou então durante o dia nos cartórios eleitorais das cidades do DF. De acordo com o presidente do TRE-DF, desembargador Mário Machado, a finalidade é reduzir “a possibilidade de fraude, ampliando a segurança e a rapidez do processo de votação".

Ele lembra que todos os cidadãos devem se recadastrar, sob pena de ter o registro eleitoral cancelado. Mesmo quem não é obrigado a votar – como no caso dos eleitores que têm mais de 70 anos de idade, os analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – devem fazer o registro biométrico.

Ao comparecer a um posto eleitoral o cidadão deverá levar o título de eleitor atual, um comprovante de residência atualizado e apresentar documento de identidade com fotografia.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil