Lobão diz que problema de custo de termelétricas deve ter solução até a próxima semana

22/02/2013 - 14h48

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (22) que o problema de fluxo de caixa das distribuidoras de energia para fazer pagamentos às termelétricas deverá ter uma definição até segunda-feira (25). Após balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), ele informou ter tranquilizado, durante reunião ontem, os presidentes das distribuidoras. “Posso garantir que vamos encontrar uma solução”.

Atualmente, o preço da energia é reajustado anualmente pelas distribuidoras, como determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que leva em conta o uso de energia de usinas termelétricas, acionadas para dar garantia ao sistema quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo por falta de chuva.

Lobão acrescentou que não pode adiantar qual será a solução porque as alternativas são frequentemente modificadas. Segundo ele, a Aneel participa da elaboração de uma proposta que, no entanto, não depende apenas dela.

Esta semana, o ministro disse que a possibilidade de repassar mensalmente aos consumidores o custo da energia gerada por termelétricas é especulação. “Reajuste anual é o que está estabelecido, repasse mensal é especulação que pode acontecer ou não, espero que não”, explicou na última quarta-feira (20).

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil