Farc duvidam da vontade de paz do governo colombiano

22/02/2013 - 20h38

Leandra Felipe*
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - O anúncio do governo colombiano de entregar a camponeses 500 mil hectares que teriam sido usurpadas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) provocou reação contrária da guerrilha hoje (22). Segundo um comunicado do líder máximo da Farc, Timoleón Jiménez, conhecido como Timochenko a atitude do governo “coloca em dúvida se o governo quer mesmo a paz”.

No comunicado, a guerrilha pediu a criação de uma comissão composta por representantes do governo, da Farc e de organizações sociais para investigar a situação real das terras em San Vicente de Caguán, departamento de Caquetá, Sudeste do país, onde o presidente Juan Manuel Santos, anunciou esta semana, a entrega de títulos aos camponeses.

Timochenko destacou no texto que “acreditava na sinceridade do presidente Santos, ao dizer que queria ficar na história como o presidente que conseguiu a paz na Colômbia”, disse. “Mas seu comportamento e suas palavras em San Vicente del Caguán nos deixaram perplexos”, completou.

Durante a entrega dos títulos aos camponeses, Santos declarou que as terras que foram entregues eram propriedade do Estado e que haviam sido usurpadas pela guerrilha.

Timochenko ressaltou que o presidente, durante o ato em Caguán, não fez referência às negociações de paz. “Nenhuma vez, Santos mencionou o processo de paz. É assim que o governo quer criar um ambiente propicio para o diálogo?”, indagou no texto lido em Havana (Cuba).

 

*Com informações da TV Estatal Telesur

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil